segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A realidade do América

Diferentemente dos finais de novelas, a trama envolvendo o América teve um um desfecho esperado. E diria, até, que demorou, foi além do imaginado pela grande maioria, ou as 'cassandras', como gosta de propagar um ou outro. Na verdade, o América não foi rebaixado na derrota para o brasiliense - pra piorar ainda tive que ouvir alguém reclamando porque o Coritiba havia perdido, sim e daí? Ainda que o Coritiba tivesse goleado o Guaratinguetá o América estaria na mesma situação.

Tentar justificar o rebaixamento a outros resultados na rodada ou talvez as arbitragens, enfim qualquer devaneio nesse sentido nada mais é se não uma tentativa em esconder as limitações, os erros, e o quanto foi insignificante o desempenho do clube durante as temporadas 2007, 2008, 2009 e 2010.

Quando durante a maior parte da série b a imprensa realista tratou o América como candidato ao rebaixamento, alguns atiraram pedras. Sábado ficou evidente que o clube que em 2007 fez a pior campanha na história do futebol mundial ,em competições de pontos corridos, que em 2008 escapou por muito pouco, já ano passado bateu na trave novamente, em falar nos sete anos esperando na fila de um campeonato estadual. Como acreditar que um clube com este perfil pudesse merecer melhor sorte?

O discurso agora é o de que cair não é o fim do mundo. Papo furado! De nada vai adiantar propagar que hoje há união se na prática o trabalho for o mesmo que vem sendo realizado. Profissionalismo, novo modelo de gestão e fim da história de abnegados, aí sim pode estar o primeiro passo para a mudança, a tão sonhada mudança radical. Do contrário, poderemos estar vendo surgir um 'Santa Cruz' no futebol potiguar.